13.1.13

Dia 5 - Energia (no impact experience)




 
A energia é outro dos temas críticos neste projecto. Nas últimas décadas houve um boom no consumo energético, tudo funciona a electricidade, petróleo, baterias, gás, etc. A energia está cada vez mais cara.... e a sua produção tem um impacto muito elevado sobre o ambiente... por isso, há mesmo que reduzir.

Por aqui tentamos reduzir mas podiamos fazer mais: usamos lâmpadas economizadoras e led's, luzes acessas só quando são mesmo necessárias (dar dinheiro à EDP irrita-me particularmente), a temperatura da máquina da roupa anda pelo 30º/40º consoante o tipo de roupa, a máquina d e lavar loiça está sempre no programa BIO.

No entanto, se calhar usamos demasiadas vezes o forno (tenho de me lembrar de começar a apagá-lo antes da comida estar pronta e pôr mais vezes tampas nas panelas), devíamos estar mais atentos aos electrodomésticos em stand by da casa, no inverno usamos o aquecedor mais para tirar a humidade da casa (que por aqui é muita) do que para aquecer - para isso há roupa quentinha, cobertores e o fantástico saco de água quente -  e, à noite, costumamos ter 2 portáteis ligados e a televisão e nisso também devíamos reduzir.

Sem comentários: