1.3.12

As trocas estão na moda...

Este fim-de-semana houve em Lisboa pelo menos 3 feiras de trocas.


Não sei se é da crise, ou se o paradigma da economia de mercado que está a mudar, o que é certo é que anda aí tudo a trocar a tralha que tem por algo que necessita, que é a tralha de alguém.

Eu gosto do espírito comunitário, e ontem tentei arranjar um microondas lá para o trabalho, numa dessas páginas do facebook. Estava eu a negociar com uma moça que tinha um, a tentar encontrar uma coisa que eu tivesse e que ela precisasse (o que digo-vos, é algo cansativo), e apareceu logo uma alcateia que também queria o "meu" microondas. Tinha ideia que este pessoal das trocas seria ético, e mais zen...mas não...pareceram-me agentes comerciais no auge da carreira.

Acho que vou voltar ao grupo do Freecycle, em que se dá o que já  não se precisa e pronto... sem interesse em receber nada em troca.  Gosto mais deste espírito. Faz-me ter saudades da "terra", em que toda a gente faz favores, dá coisas, e nem lhes passa pela cabeça que poderiam cobrar algo por aquilo.


PS - Enfim acho que vou ser pobre toda a vida mas não faz mal.

6 comentários:

Turista disse...

Querida Krasiva, não sabia que se podiam fazer trocas de coisas no facebook! É uma página de trocas?
Mas também do modo que falas, não deve ser nada agradável. ;)

Analog Girl disse...

Acho que também nunca me adequaria a esse tipo de sistema, especialmente se causa esse stress doido.
Acho que também vou ser pobre a vida toda.
mas não há dúvidas que os paradigmas estão a mudar, nunca se saber o que vai surgir daqui...

Catarina H. disse...

Ui... o problema é que as pessoas ainda estão formatadas no conceito de comerciais agressivos/marketing/propaganda "vc tem q ter tudo mesmo q não precise", que ajudou a criar a crise mundial que atravessamos. As pessoas habituaram-se de tal modo ao consumismo desenfreado e todos os pontos negativos que acarreta, que já não sabem ser desprendidas e boazinhas. A ajuda ao próximo... só se houver alguma campanha televisiva!
Não sei onde isto vai parar com tanto materialismo... (estarei a ser demasiado negativa?)
Bom fim de semana e boa sorte na procura...
Bj

stiletto disse...

Nunca participei em trocas desse tipo. Se calhar também vou ser pobre toda a vida. Passei por aqui para te pedir desculpa porque apaguei um comentário teu inadvertidamente, no post do Michel Teló.

Anónimo disse...

o ser humano no seu melhor... :S

Feridas disse...

Krasiva, porque é que não aparecemos na tua lista de blogs? Já não gostas de nós?
Mimimimi...