20.7.11

Políticas de recursos humanos...





Senhores gestores de recursos humanos, aprenderam todos na mesma escola e, ao contrário dos candidatos que procuram, não sabem inovar?

1 - No mercado actual, só os jovens são considerados válidos. Tens mais de 35 anos… estás feito! As vagas são maioritariamente para menores de 35…é surreal. À medida que avanças na idade, apesar de já teres experiência e maturidade, o cenário vai piorando. Então se por acaso tens o azar de ficar desempregado com 50 anos, esquece lá isso… vais conseguir viver uns meses com o subsídio de desemprego e depois, se não tens um pé-de-meia, ou uma família empregada que te apoie, até teres idade para a reforma, vais passar mal. Ficas naquele limbo…ultrapassada para trabalhar mas nova para a reforma, e a situação arrasta-se anos. E querem aumentar a idade da reforma? Para quê?

2 – Quando se mostra um CV com muitos trabalhos diferentes, consideram mau, querem carreiras e consistência. Em vez de analisarem esses currículos numa perspectiva em que estes são muito fruto do mercado de trabalho que temos, acham que as pessoas é que são inconstantes. Embora exijam flexibilidade posterior nas funções…acabam por não valorizar as experiências realizadas em “trabalhos menores” (operador de call-center, estafeta, secretária, recepcionista,….).  

3 - Querem iniciativa, pró-actividade, dinamismo, para quê? Se depois nas empresas não dão espaço para novas ideias…tudo custa dinheiro, tudo é complicado, e preferem é que os empregados façam o que lhes mandam e não levantem muitas ondas.

Enfim, talvez isto não aconteça em todas as áreas, mas acontece demasiadas vezes. É favor inventar políticas de recursos humanos realistas e que se adaptem às pessoas reais...é que os requisitos são todos iguais e soa-me que querem uma pessoa muito específica para a vossa empresa. Obrigada

2 comentários:

Mike disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mike disse...

Sry pelo double post. Enganei-me numa palavra que mudava o sentido de tudo!
Aqui fica o original... corrigido:
"O que os senhores dos RH querem é basicamente pagar SEMPRE 600€ por mês. E feliz, ou infelizmente, é para isso que estamos a caminhar. Não interessa experiência, trabalho, dedicação, abnegação... O que os patrões querem é continuar a pagar os seus luxos e os empregados... bom, os empregados que se lixem.. com F dos grandes. Um dia destes conto a última dos meus... Enfim!"