18.8.10

Comprar casa ou não??

Grandes dúvidas existenciais. Vim para Lisboa há 11 anos para estudar...neste tempo já vivi em 7 casas e com diferentes pessoas.
Venda Nova - 3 meses e duas companheiras de T1 mínimo, que não eram nada simpáticas; Saldanha - quarto alugado a velhota durante um ano e tal; Picoas - residência universitária com mais 15 gajas durante 2 ou 3 anos (gostei da experiência... apesar dos stresses que de vez em quando surgiam e de 2 romenas que me atormentaram o juízo durante 6 meses); Arroios - apenas alguns meses, com 2 raparigas que mal vi porque estes meses foram no Verão e estavam de férias; S.Domingos de Benfica - com mais 3 raparigas (a minha melhor amiga e 2 destestáveis), alguns meses com comboio a passar à porta...mas o pessoal acostuma-se; S.Domingos de Benfica - só com a minha amiga, durante dois ou 3 anos, gostava da zona mas não da senhoria e dos canos que se estavam sempre a romper; Lumiar - com amiga, depois sozinha e depois com namorado, casa actual à um ano.  Agora persiste a dúvida... casa é cara, preciso: ou alugar um quarto, ou procurar uma casa mais pequena para alugar, ou ...tomar coragem e comprar casa própria.
Estou um bocado cansada de andar a saltar de sítio...no inicio só tinha uma mochila mas agora já há mobília e electrodomésticos e todo um conjunto de tralha. queria ter um lugar próprio, que pudesse decorar como quisesse, enfim. Por outro lado, detesto tratar de burocracias, negociações e ficar dependente do sistema financeiro capitalista...urghhhh. Não percebo nada de spreads, juros e afins. Para além disso, não queria sair de Lisboa... gosto de viver in the city, mas casas são muito caras ou então velhas.... Estou dividida.
Hoje vou tomar café com amiga que comprou casa a pouco tempo para ver se me esclarece...pode ser que a nuvem se torne menos cinzenta.

3 comentários:

MAG disse...

Se comprares ao menos pagas para ti, e mais um tanto para o banco, mas será tua. A alternativa é fazeres um Leasing. Agora talvez não seja a melhor altura porque os bancos têm as taxas fixas deles muito altas e o Banco Europeu muito baixas, depois se o Banco Europeu subir muito as taxas não consegues aguentar o empréstimo. Para teres uma noção a minha taxa no banco foi de 0,35% e agora está no mínimo em 1%. Bjs

Deriva disse...

Obrigada pelas dicas... nunca tinha associado o leasing a casas. bjs

Sabi disse...

Obrigada pelos comentários :) estou a ver que temos perita em mudar de casas, com tantas mudanças! O leasing é uma boa opção : uns pais de uma amiga minha fizeram isso, porque não sabiam se iam ficar muito ou pouco tempo numa cidade e não quiseram comprar logo. Ao final de 3 anos viram que já não dava e resolveram as coisas muito mais facilmente do que ter de se por a casa á venda, etc. Mas boa sorte caso a decisão seja a de comprar :)